Falando um pouco sobre Frutose…

Quando se fala em frutose, logo se pensa em frutas, certo?
frutose-dicas-dra-ana-karina-rego-para-o-site-maucha-coelho
Depende. Nem todo açúcar que emana das frutas é frutose e nem só nas frutas ela está presente. Batizado também de levulose, esse açúcar é obtido do mel, de alguns vegetais e do milho.
A frutose proveniente das frutas é metabolizada diferente da frutose adicionada em produtos alimentícios, pois as frutas in natura contêm fibras que retardam a velocidade de absorção desta frutose, diminuindo assim a carga glicêmica da mesma.
Além disto, elas possuem vitaminas, minerais, fitoquímicos fundamentais para a saúde.
Estudos recentes relacionam o seu consumo excessivo com o desenvolvimento da síndrome metabólica, incluindo obesidade, diabetes e doenças cardíacas.
Outros estudos sugerem que a frutose pode aumentar o apetite, uma vez que a sua ingestão reduz a secreção de leptina no organismo, um hormônio relacionado à sensação de saciedade, importante para o controle do peso.
Aquela frutose que vemos em muitos rótulos de alimentos nada mais é do que xarope de milho.
frutose-industrializada-dicas-dra-ana-karina-rego-para-o-site-maucha-coelho
Segundo a OMS (Organização mundial da Saúde) a recomendação de consumo diário de açúcares não deve ultrapassar 10% do valor calórico total da dieta, sendo a frutose se consumida deve estar inserida dentro deste percentual.
Evite ao máximo esta frutose industrializada!
Beijos,
Dra. Ana Karina

Deixe uma resposta