Silhueta/ Formatos de corpo

Para classificar o tipo de corpo é preciso tirar a medida dos ombros, da cintura e do quadril, além de calcular as proporções verticais, para verificar se são curtas ou longas, estreitas ou largas. De modo geral, devem-se alongas as curtas, alargar as laterais das longas, dar volume às estreitas e disfarçar as largas.

Assim, analisam-se as proporções para chegar a um todo harmônico entre pescoço, seios, tronco, barriga, quadril, bumbum, batata da perna, braços e ante-braços, cintura, coxas, tornozelos, joelhos e ombros.

Por exemplo, num perfil alto deve-se prestar atenção à postura e, em particular, aos ombros, que tendem a cair transmitindo uma imagem deselegante. Nesse caso, é necessário passar segurança mostrando que a altura é uma qualidade.

Já o magro precisa chamar atenção, para não passar desapercebido. Deve-se trabalhar também a autoestima, sobretudo se a pessoa tiver complexo por seus ossos aparentes e procurar escondê-los na roupa.

Por outro lado, quem está acima do peso precisa conhecer suas limitações e aprender a valorizar partes interessantes de seu corpo e a disfarçar o que a incomoda. Perfis baixos transmitem fragilidade e feminilidade, o que para as mulheres é bom, mas deve-se tomar cuidado para não exagerar e “achatar” a pessoa.

O corpo considerado proporcional tem as unidades de medida da seguinte maneira:

a medida dos ombros é igual à medida dos quadris, e a cintura é menor,na proporção de 1/3,

isto é, se os ombros tem 3 medidas, a cintura tem 2 e o quadril tem  3.

Exemplo de medidas em centímetros:

Ombro=90cm

Cintura=60cm

Quadril=90cm

A partir dessa referência, analisamos diferentes formatos de corpo.

(Fiorentino, 2003, p.33)

silhuetas-formatos-de-corpo-maucha-coelho

Os formatos de corpo a que se refere a autora são: triângulo, retângulo, triângulo invertido, oval e ampulheta.

No corpo em formato triângulo, a medida do quadril é maior que a do ombro. Esse perfil tem seios pequenos, cintura fina e baixa, tem culote- que deixa calça apertada no quadril e larga na cintura- e tronco largo. Nesse caso, deve-se dar volume aos ombros e suavizar o quadril, chamando atenção para a parte superior e evitando volumes na inferior. A ideia é alongar as pernas e encurtar o tronco.

Já o triângulo invertido, deve-se fazer o contrário, pois os ombros e as costas são mais largos que o quadril, e a cintura e as pernas costumam ser finas. Aqui, a ideia é equilibrar a parte superior com a inferior, diminuindo os ombros e aumentando o quadril.

Na silhueta retangular, os ombros, a cintura e os quadris têm a mesma medida, e as pernas geralmente são finas e o tronco mais curto. Trata-se aí de criar uma cintura e curvas, dando volume ao quadril e aos ombros.

Na oval, a medida da cintura é maior que a dos ombros e dos quadris. Geralmente, esse biotipo tem barriga proeminente. Devem-se explorar as pernas e o colo, com alças mais largas, tecidos finos e fluidos e calças retas, evitando golas altas e roupas justas.

A ampulheta têm ombros e quadris com a mesma medida e cintura fina. As linhas do corpo são arredondas, geralmente o busto é volumoso, o quadril é redondo e as coxas são grandes. O objetivo é valorizar as curvas sem marcar muito a cintura, tomando cuidado para não aumentar o quadril ou os ombros, mas deixá-los proporcionais.

A ideia geral é sempre equilibrar!

Acho que deu pra tirar algumas dúvidas, sim?

Qualquer coisa mandem nos comentários ou para nosso email!

Beijos,

Maucha Coelho

Deixe uma resposta