Muay Thai e as Olimpíadas por Murillo Calmona

MUAY THAI ACEITO PELO COMITE OLIMPICO INTERNACIONAL COMO MODALIDADE OLIMPICA

O Muay Thai, é uma arte marcial tailandesa que possui registros históricos de mais de mil anos de existência. A arte marcial que a principio era utilizada pelo exercito tailandês para se defenderem das invasões em seu território posteriormente se tornou um esporte, com regras espelhadas no boxe tradicional, onde os atletas lutam com luvas, em 5 rounds de 5 minutos por 2 minutos de descanso.

O Muay Thai profissional possui regras que tornam o esporte único, podendo utilizar todo tipo de golpe como chutes, joelhadas, cotoveladas, socos, clinches e quedas.

No dia 6 de dezembro de 2016 o COI autorizou provisoriamente o esporte de boxe tailandês como modalidade experimental. O reconhecimento provisório da modalidade se deve a questão de que o Muay Thai possui mais de 135 federações reconhecidas, com regras diferentes em cada uma delas, o que torna difícil obter um campeão absoluto da modalidade e ainda mais difícil de tornar os esporte e suas regras homogêneas em todo o mundo. Muitas questões deverão ser definidas nos próximos anos.

Entretanto, ao que tudo indica a IFMA (International Federation of Muay Thai Amateur) será a federação oficial que organizara os eventos de Muay Thai olímpico. As regras escolhidas para participarem das olimpíadas foram as do Muay Thai amador que se diferencia em muito do Muay Thai profissional, mas que torna o esporte mais “limpo” para as competições olímpicas, onde os atletas farão o uso de caneleiras, cotoveleiras, luvas, capacete, coquilha, short de thai boxing, camiseta e adereços próprios da modalidade como Monkol e Kruang, as lutas serão de 3 rounds de 3 minutos por 1 minuto de descanso, e com regras de pontuação mais parecidos com a do kickboxing amador, ou seja, contagem de pontos por golpes conectados, e não por danos causados, como é o Muay Thai profissional, que considera o vencedor aquele que causou maiores danos e não quem acertou mais golpes.

Neste caso, o Brasil esta muito longe de possuir atletas para classificação no Muay Thai olímpico, pois todos os atletas lutam e treinam nas regras do Muay Thai profissional.

Provavelmente ainda não poderemos prestigiar o esporte nas Olimpíadas de Tóquio (2020), haja vista que levará algum tempo para que a IFMA e o COI organizem e regulem o esporte. Existe grande especulações de que o esporte estreara apenas nas olimpíadas de 2024.

O Muay Thai amador fará parte das olimpíadas assim como o Takwondo que começou como esporte de exibicionismo em 1988, ou seja, ainda  em fase experimental, e após 3 participações em olimpíadas, foi definitivamente aceito como esporte olímpico em Sidney Austrália (Olimpíadas de 2000).

Existe ainda um longo caminho a ser percorrido e muitas provações. Mas, o Muay Thai sendo um dos esportes mais praticados em todo o mundo, tendo uma participação massiva de atletas de todas as nacionalidades tem grandes chances de se tornar um esporte olímpico oficial. É o que todos lutaremos para acontecer!

 

Presidente Prudente – SP, 07 de maio de 2017.

Murillo Fabri Calmona

Se interessou pelo esporte? Vem treinar com a gente na Atletic Academia, as aulas acontecem de segunda à sexta das 19:00 às 20:30! Esperamos vocês.

Deixe uma resposta