Paris Fashion Week – Haute Couture

Desde domingo até quarta-feira (02-05), rolou em Paris, a Semana de Alta-Costura, e quem conhece sobre história da moda sabe que é coisa séria. Tem muito ateliê que se autoproclama de alta-costura, mas a regra é clara: só recebe o título quem faz parte da Chambre Syndicale de Haute Couture, para isso há diversos fatores necessários, como ter um ateliê próprio, onde as roupas são feitas sob medida para o cliente mediante provas e um time de no mínimo 20 pessoas, especialistas em técnicas manuais trabalhando full time nesse ateliê. Hoje existem 15 marcas que podem usar o termo registrado, fora convidados especiais (como Elie Saab, Armani que não tem ateliê em Paris).

Nessa edição vimos que o line-up, começa com novidades, pois as marcas americanas Proenza Schouler e Rodarte apresentam-se como convidadas. AF Vandevorst e RVDK Ronald Van Der Kemp e Atelier Versace também, enquanto Givenchy e Yves Saint Lourent (membros) já não se apresentam em formato desfile. Mudanças a vista¿ A Chambre Syndicale já não é mais tão rígida¿

O presidente da Fédération, Pascal Morand, afirma que: “ O calendário vai continuar seletivo”.

A temporada foi de outono-inverno, sendo assim separei algumas das principais tendências que vimos nas passarelas, para vocês:

– transparências, romantismo, babados, peças bem femininas

-alfaiataria, com referências do guarda-roupa masculino

– franjascostes estratégicos, fendas, bordados luxuosos e alfaiataria

-tecidos leves e pesados juntos

-assimetrias

 

 

Deixe uma resposta