Cultura: Teatro e exposição SP e RJ + Lineup Lolla 2017

Boa tarde!!!!!
Bora conferir o que tem nesse final de semana em São Paulo e Rio de Janeiro??? Tem muito teatro, exposição, até adoção de animais na Barra da Tijuca. Aaah e tem um evento extra pra SP: lineup do Lollapalooza 2017 já foi divulgado!!!! Se você ainda não viu, veeeeeeeemmm comigooooooooooooooo!!!!!!

 

SP

Pra quem quer curtir mostra de teatro, de graça, minha dica é que a partir de hoje, 30 de setembro, até domingo, 2 de outubro, acontece a 2ª Mostra de Teatro de Heliópolis em São Paulo na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho e outros pontos da comunidade. A programação conta com oito espetáculos de companhias formadas por artistas de regiões periféricas de SP.

Lembrando que os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.

Confira a programação completa:

 

Sexta-feira, 30 de setembro

  •  “Uma Saga Macunaímica”, com Ciclistas Bonequeiros (Teatro de Rua)

Horário: 16h
Local: Rua Coronel Silva Castro, S/N (em frente à Ação Comunitária Nova Heliópolis)
Com texto e direção de Gustavo Guimarães Gonçalves, os espectadores assistem a um miniteatro de bonecos, instalado sobre uma bicicleta, contando a história de Macunaíma, personagem de Mário de Andrade, sobre o herói preguiçoso.

 

  • “O Perrengue da Lona Preta”, da Trupe Lona Preta

Horário: 20h
Local: Casa de Teatro Maria José de Carvalho (Rua Silva Bueno, 1.533, Ipiranga. 80 lugares)
Inspirada na tradição circense, a montagem reinterpreta o “sagrado” direito da propriedade privada, símbolo da cultura oficial, com os palhaços Rabiola e Chico Remela, na direção de Sergio Carozzi.
A sessão conta com roda de conversa com o grupo.

 

Sábado – 1 de outubro

  • “Foi o que Ficou… Do Bagaço”, do Bando de Trapos (Teatro de Rua)

Horário: 14h
Local: Rua do Pacificador, 34 (Heliópolis. Em frente ao Cine Favela)
Três palhaços andarilhos encontram um circo abandonado e cada um descobre à sua maneira esse universo mágico. Eles ocupam o espaço e se apropriam das ferramentas da maneira mais picareta possível. Um dos palhaços já se intitula dono do circo e cada um tenta puxar o tapete do outro.

 

  • “Procura-se Ninguém”, da CompanhiaDaNãoFicção (Intervenção de Rua)

Horário: 16h
Local: CEU Heliópolis – início do trajeto (Estrada das Lágrimas, 2385)
Trajetória poética torna o indivíduo em navegante das ruas que será conduzido por um “áudio tour” que utiliza a “Odisseia”, de Homero, como inspiração literária, para o diálogo com a cidade. A intervenção trata a cidade enquanto fronteira, para gerar uma dinâmica que mobiliza o corpo social e torna visível o invisível na cidade, por meio das memórias e do próprio caminhar. A sessão é dirigida por Fabiana Monsalú.

 

  • “Oju Orum”, do Coletivo Quizumba

Horário: 20h
Local: Casa de Teatro Maria José de Carvalho (Rua Silva Bueno, 1.533, Ipiranga. 80 lugares)
Dirigido por Johana Albuquerque, o texto de Tadeu Renato, Oju Orum um rio que se fez dando origem a outras três corredeiras, sendo representadas por três personagens, sendo uma menina do sertão nordestina, uma mineira, uma adolescente da periferia paulistana. As quatro narrativas se cruzam e se misturam na correnteza do tempo.
A sessão é seguida de uma roda de conversa.

 
Domingo, 2 de outubro

  • “O Espetaculoso Espetáculo da Família Fodaccio”, da Família Fodaccio (Teatro de Rua)

Horário: 15h
Local: Viela 1º de Maio, S/N (Heliópolis. CEP: 04235-020)
Orientada por Ronaldo Aguiar, o espetáculo é formado por três personagens sonsos, que pretendem eternizar o nome da Família Fodaccio, junto à tradição do circo, apresentando vários números circenses.

 

  • “Taiô”, da Companhia do Miolo (Teatro de Rua)

Horário: 16h
Local: Rua Paraíba, S/N (Heliópolis. Rua do Copa Rio. CEP: 04235-300)
Investigam a possibilidade de contrução de asas, fazndo uma metáfora com a potencialidade humana. Une música e poesia para ressoas voz de um povo cansado e que descobrem asas para tentar alcançar longos voos. Apresentam questões e convidam o espectador a voar como pipas. Direção de Renata Lemes e texto de Jé Oliveira.

 

  • “Revolver”, do Coletivo Negro (Teatro Adulto)*

Horário: 20h
Local: Casa de Teatro Maria José de Carvalho (Rua Silva Bueno, 1.533, Ipiranga. 80 lugares)
Com direção de Aysha Nascimento, a dramaturgia elaborada pelo Coletivo Negro e Rudnei Borges, se encontram em volta da última árvore que restou do mundo um Baobá e dois andejos. Esquecidos no tempo futuro, eles reinventam o passado e retornam às memórias.
A sessão é seguida por uma roda de conversa com o grupo.

 
Nono Festival de Arte para Crianças

A partir do sábado, 1 de outubro à 12 de outubro, acontece em São Paulo o Nono Festival de Arte para Crianças no Teatro Sergio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153 Bela Vista – Oeste). A programação é gratuita e conta com teatro, intervenções musicais, contação de histórias, circo, oficinas e outras atrações para divertir a família toda.
O Festival é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e produzido pela APAA (Associação Paulistas dos Amigos da Arte). Para conferir a programação completa do evento, acesse o site do Teatro – http://www.teatrosergiocardoso.org.br/ -.

 

* EVENTO EXTRA DE SÃO PAULO *

Pra quem ainda não viu, na última quarta-feira, 28 de setembro, foi divulgado o lineup Lollapalooza 2017!!!!!!!! O evento vai trazer muita música eletrônica, bandas de rock e bandas alternativas. Confira o lineup completo:

lolla17-atracoes-site-maucha-coelho

 

O Lolla acontecerá nos dias 25 e 26 de março de 2017 no Autódromo de Interlagos. Os ingressos já estão no segundo lote e variam de R$460 a R$1.920. Para saber mais e adquirir o seu ticket, acesse o site do Lolla – https://www.lollapaloozabr.com/tickets/ -.

 

______________________________________________________________________________________________________
Agora vamos para o RJ!

Neste sábado, 1 de outubro, tem feira de adoção de animais no Shopping Uptown Barra (Avenida Ayrton Senna, 5500 Barra da Tijuca Rio de Janeiro), das 11h às 18h. As adoções são gratuitas e o visitante que quer adotar precisa levar comprovante de residência, RG e CPF.
O Shopping faz essa ação no primeiro sábado de cada mês. Então se você perdeu a oportundiade do mês de setembro, pode ir amanhã adotar o seu pet!

 
No mês de outubro, o Festival Mais Performance leva exposições, videoartes e performances para o Oi Futuro Ipanema (Rua Jangadeiros, 54 – 3º andar Ipanema Rio de Janeiro), diariamente de sábado a domingo, das 13h às 21h, com entrada franca.

Participam do evento a inglesa Flora Parrott e a francesa Anne Rocquigny, os artistas brasileiros Túlio Pinto, Arthur Scovino, Wellington de Oliveira Júnior, Gabriela Noujaim, Marcella França, Debora Santiago, e o artista sergipano radicado em Berlim, Leandro Goddinho.

 

XOXO,
Rafaela Roque Fernandes

Deixe uma resposta