Entenda melhor por que a musculação pode ser um forte aliado para os idosos

entenda-a-musculacao-para-idosos-dicas-katia-cochi-para-o-site-maucha-coelho

É indiscutível que, quando bem praticado, o exercício físico é de extrema valia não só para a preservação da saúde e juventude, mas também para que ambas sejam prolongadas.

Idoso? Conhece alguém que seja? Pois bem, a musculação pode ser um ótimo aliado nesse período da vida.

Hoje, vamos abordar um pouco dos benefícios trazidos pela musculação na terceira idade.

Prevenção da osteoporose:

A musculação vem mostrando eficácia no tratamento preventivo e até mesmo na reversão de casos de osteoporose (perda de massa óssea).

Isso deve-se a capacidade, através dos exercícios resistidos de estimular a massa óssea com cargas (peso).

Fortalecimento de articulações, ligamentos e tendões:

Através dos movimentos repentinos da musculação, orientados pela devida carga apropriada, as articulações são fortalecidas e estimuladas a manterem-se firmes em suas ligações. Da mesma forma, os tendões e ligamentos também são fortalecidos pelo reparo muscular que acontece no descanso.

Estímulos metabólicos:

A musculação, não só em atletas que buscam o grande aumento de massa muscular, possui influências metabólicas. Em determinados aspectos, a musculação ajuda e estimula a síntese proteica, essencial para a reconstrução de diversos tecidos importantes não só para o bom funcionamento do corpo, mas para a homeostase como um todo.

Controle da Pressão Arterial:

Há algum tempo ainda acreditava-se que através da alta pressão e força exercidas durante o exercício anaeróbio, poderia interferir no aumento geral da pressão arterial. Isso foi desmistificado na medida em que comprovou-se que essa teoria apenas é válida quando tal exercício é frequente em alta intensidade, o que não é o caso da musculação.

Inclusive, deve-se salientar que a musculação, quando bem praticada, ainda ajuda a manter uma respiração correta e adequada.

Previne diabetes:

A musculação, como citada, interfere em diversos processos metabólicos. Um deles, é a síntese de carboidratos e a melhoria a sensibilidade insulínica. Desta forma, é uma ótima opção também aos diabéticos.

Aumento da força, massa muscular e coordenação motora:

A musculação também é eficaz ao aumento de força em idosos, tanto quanto na coordenação motora. O primeiro fator deve-se principalmente ao aumento da massa muscular magra e o segundo, aos estímulos neuromotores que a musculação proporciona.

No geral, a musculação é um dos esportes mais seguros e indicados em um geral para a terceira idade por não promover grandes impactos prejudiciais nas articulações (como uma corrida, por exemplo) ou até mesmo por melhorar o metabolismo como um todo.

E então, ainda se acha velho demais para começar a praticar esse maravilhoso esporte?

 

FICA A DICA

PERSONAL TRAINER

KATIA FRANCO

Deixe uma resposta