Rosácea: entenda essa doença de pele

12980723_916454371785202_446002926_o

A ROSÁCEA é uma doença de pele comum, cujos sintomas envolvem áreas de vermelhidão na pele e lesões inflamadas, especialmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. Muitas vezes começa entre as idades de 30 e 50 anos e afeta mais mulheres do que homens. Quando os primeiros sintomas aparecem, podem ser confundidos com queimaduras solares. Conforme a doença se agrava, vermelhidão torna-se mais duradoura e óbvia. Rosácea pode piorar ao longo do tempo, levando a mudanças permanentes na aparência e afetando a autoestima. Não há cura conhecida para a rosácea, mas ela é tratável, com excelente controle.

✔A pele adquire um tom avermelhado, rosado e diminutos vasos (telangectasias) se tornam evidentes, principalmente na região centro facial, próximo as asas nasais. O avermelhamento pode ser agravado por vários fatores, entre eles: o álcool, sol, estresse, exercícios físicos e calor. Quem possui a rosácea pode ter a sensação de estar com a pele pinicando ou queimando. Neste caso, a pele é mais sensível e não se pode utilizar creme abrasivos ou ácidos.

✔A causa da rosácea é desconhecida, mas estudos apontam para uma combinação de fatores hereditários e ambientais. Uma série de fatores pode desencadear ou agravar a rosácea, aumentando o fluxo de sangue para a superfície de sua pele.

✔Alguns destes fatores incluem:

Alimentos quentes ou bebidas
Alimentos picantes
Álcool
Temperaturas extremas
Exposição ao sol
Estresse, raiva ou vergonha
Exercício extenuante
Banhos quentes ou saunas
Uso de corticosteroides
Uso de medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos, incluindo alguns medicamentos para pressão arterial.

✔A rosácea não tem cura. No entanto, com o tratamento adequado, a maioria das pessoas consegue controlar os sintomas e evitar que a doença se agrave.

✔O tratamento do tipo mais comum é feito com produtos tópicos, como metronidazol 0,75%, ácido azelaico 0,75%, peróxido de benzoila e retinoides tópicos. O objetivo principal do tratamento é diminuir a inflamação do paciente.

📍Tire suas dúvidas com o seu dermatologista!!!

#dicasdramilenalopes #cuidedevoce #dermatologia #cuidadosdiarios #dermatolovers #dermatology #rosacea #proteção

Agende sua Consulta:

 

São Paulo : 11-26914808/36753523

Alameda dos Aicás,258 – Moema

Sorocaba : 15-32112431

Beijos,

Dra. Milena Lopes

 

Deixe uma resposta