O consumo de carboidratos com baixo IG resulta em emagrecimento?

 

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Um extenso trabalho, brasileiro publicado no American Journal of Clinical Nutrology em 2007 diz que não. Foram acompanhadas 203 mulheres em dieta com pequena restrição calórica por 18 meses divididas em 2 grupos, cujos carboidratos eram divididos em Alto índice Glicêmico e Baixo Índice Glicêmico.

Depois dos 18 meses não houve diferença significativa na perda de peso entre os dois grupos. A única diferença estatística esteve na dosagem de triglicérides, menor no grupo com Índice Glicêmico Baixo.

Por que? Segundo o médico americano Chris Kresser talvez esse resultado resida na seguinte explicação: foi considerado apenas o Índice Glicêmico e não a CARGA GLICÊMICA.

A Carga Glicêmica leva em consideração não apenas o IG mas também o quanto há de carboidrato por peso do alimento. Por exemplo: cenoura e pão branco têm IG semelhantes mas a quantidade de carboidrato por peso da cenoura é muito menor!

Embora com IG baixo, algumas fontes de carboidrato são densos em sua quantidade. Então não se empanturre dele porque o efeito será o mesmo de ingerir um carboidrato com alto IG.

Em relação aos triglicérides, o estudo confirma que o responsável pelo aumento dele não é a ingestão de gordura e sim a INSULINA, muito mais estimulada nos carbos de alto IG.

Resumindo: prefira os carboidratos de baixo IG mas se seu objetivo é perder peso, modere sempre o consumo.

 

Beijos,

Dra. Ana Karina Rego

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