Sabe qual é o seu Estilo?

Bommm dia queridos,

Hoje vamos falar um pouquinho de cada estilo para vocês!

De acordo com Muniz(2004), em qualquer contexto o figurino dá vida ao “personagem”. Aguiar (2003) concorda e completa: nos  denunciamos pelo que vestimos, que é uma verdadeira forma de comunicação não verbal. “Formular a questão ‘O que é vestir?’ seria o mesmo que o ato de se desnudar. É, de certo modo, um corte aberto na própria vida, um rasgo onde ela deveria se situar e provavelmente revelar todo o seu ser” (CARVALHO, ¹ 2004 apud NAKAO, 2005, p. 65).

Muitas vezes, a roupa se torna falsa ou não  condiz com a realidade. Ela tem o poder de criar simulacros e transportar quem a usa para um mundo intangível, mas é responsável por remeter precisamente ao período histórico a quem se refere, por meio de acessórios e outros elementos. A consultoria procura ser fiel ao estilo de cada cliente, fazendo inclusive uma leitura de suas atividades juntamente com suas preferências e personalidade, e adaptando a roupa ao corpo. Nessa perspectiva, Sabino (2007, p. 255) ainda acrescenta que ter estilo é se conhecer: é um conjunto de elementos e características que determinam e expressam a personalidade.

Fiorentino(p.14), por sua vez, afirma que estilo  afirma que estilo é o modo da pessoa se apresentar ao mundo e sua marca, sendo a moda passageira, o que importa é a essência ou a forma como cada um se considera: clássico, elegante, sofisticado, romântico, hippie chic, rock punk, sexy, esportivo, divertido, pop, retrô, zen, urbano, contemporâneo ou fashionista.

O estilo romântico, é delicado, meigo e doce. Esccolhe tecidos leves como renda, laços, babados, estampas suaves, geralmente pequenas, florais, com cintura marcada, decote princesa, joias e bijuterias com essas características femininas.

O clássico é do tipo elegante, seguro de si, detalhista e discreto. Consegue viver facilmente em qualquer lugar e época, pois seu guarda-roupa é atemporal. Admira modelagens clássicas, não se importa com tendências de moda. É tido pelos amigos como elegantes, e, quando alguém tem dúvida sobre o que usar em certas ocasiões, recorre a ele, que está sempre vestido adequadamente.

O sofisticado é exigente, perfeccionista e cuidadoso; prefere qualidade a quantidade e está sempre impecável. Presta atenção aos mínimos detalhes. Gosta de tudo o que é caro, mas sabe a razão disso (design, acabamento e bons materiais); dá valor a isso e às marcas que usa. É o chique da turma: sempre tem conselhos a dar sobre moda, marcas, cuidados com as roupas e os acessórios.

O hippie chic também faz a linha feminina, como o romântico, mas é mais descontraído, eclético e místico, com repertório do anos 1970. Usa batas, salto anabela, plataformas, acessórios de materiais naturais (sementes, couro, madeira, etc.), de personalidade alegre e aconchegante. Para ele, é fácil montar composições relax com toque exótico, um pouco de cor e brilho, criando um aspecto sofisticado.

O rock/ punk é forte e poderoso, com referências dos anos 1970 de Londres, muito ligado ao estilo musical, cultural e comportamental dos movimentos do rock e do punk. Os principais elementos desse estilo são cores como preto, cinza, new wave anos 1980 e branco, além de estampas como o xadrez e as listras e camisetas de bandas, mas também metais, fivelas, tachas, zíperes e afins.

Já o divertido/ pop é alegre, bem-humorado, extrovertido, engraçado e aproveita a indumentária para se comunicar. Imprimindo sua personalidade, usa camisetas com frases estampadas e usa livremente as cores. Costuma chamar atenção pela originalidade.

O retrô é clássico, caprichoso, delicado, reservado. Diz que não se faz nada como antigamente. Vive garimpando peças em brechós. Vai além da moda: gosta da estética das décadas passadas e se interessa por literatura, música e filmes.

O zen é um tipo tranquilo, simples: o que lhe importa é sentir-se bem, tanto estética como fisicamente. Valoriza o toque dos materiais, as texturas e a mobilidade dos tecidos, assim como o significado das cores – para ele, isso é relevante. Além disso, considera fatores ecológicos. Não se importa com a marca e não costuma gastar muito com isso.

O urbano é simples, espontâneo, flexível e informal e não se preocupa com o que compra para vestir. Está ligado à moda pelo repertório street wear, mesclando básico e relax com detalhes fashion.

Já o sexy, com toda sua autoconfiança, sedução, glamour e poder, deve tomar cuidado para evitar expor muito seu corpo cair no óbvio das calças de cintura muito baixa, saias curtíssimas, decotes imensos, peças coladas ao corpo etc. Esse tipo ousado gosta de chamar atenção logo que chega. Se cuida bem e, por isso, também se destaca. De personalidade forte, abusa de fendas, decotes e afins, pensando estrategicamente. A ideia é saber equilibrar.

O esportivo é comunicativo, jovem, informal, prático, casual, determinado e tem vida saudável. Prefere ir a um parque ou a uma academia do que a um shopping ou a um happy hour. Sente-se seguro para usar qualquer modelo, cor ou tendência. Esse perfil procura peças confortáveis, soltas e de fácil manuseio como calças jeans, calças largas, camisetas brancas, sapatos sem salto e bolsas grandes.

Intenso, arrojado e criativo, o contemporâneo é também impetuoso. Costuma unir estética, moda, conteúdo e informação. Está atento aos movimentos da moda, aos comportamentos e às novas modelagens, texturas, cores e afins. Esse tipo inspira e influencia os que estão a sua volta.

Com seu estilo carismático, o fahionista é corajoso  e inventivo e está atento às tendências nacionais e internacionais. Assim como se apaixona rapidamente pelas novidades, também lose se desapaixona. Iteressa-se por moda e conhece sua cultura e linguagem, o que se torna seu diferencial.

estilos-maucha-coelho

Ufa… acabou…

Conseguiram se identificar? Gente é absolutamente normal se identificar em mais de um estilo! Mas com isso fica mais fácil comprar roupa, e economizar, pois quanto mais nos conhecemos e sabemos o que funciona para nosso corpo e estilo não tem muito erro! Além disso as peças começam a se conversar dentro do guarda roupa, surgem mais composições, possibilidades… 😉

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida estou a disposição!

Beijos,

Maucha Coelho

Deixe uma resposta